quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Desabafo ~


Preciso dar alguns avisos e esclarecer algumas coisinhas ...


Primeiramente o Facebook ( REDES SOCIAIS NO GERAL) é meu, tenho pleno direito de postar o que eu penso independente do que você pensa. Até por que tenho plena consciência de que não estou desrespeitando ninguém.

Acho muito interessante uma coisa, todo mundo posta qualquer coisa sofre sua fé, dificilmente eu comento e quando comento é em perfis de pouquíssimas pessoas justamente pelo fato que as mesmas pensam da mesma forma que eu ... 

Ultimamente tenho percebido que a pseudo-espiritualidade está afetando a inteligência das pessoas, e digo mais enquanto a experiência pessoal for mais importante que as Escrituras, fica nessa, vidas rasas e medíocres.

Aos meus amigos pentecostais ( à quem tem o meu respeito ), Eu não falo em línguas, nunca falei, e não tô preocupada com isso. E digo mais isso não invalida minha intimidade com Deus, nem minha comunhão com Ele. Se você fala, ótimo. Mas isso não significa que vc é melhor que eu e você tem o direito de duvidar do meu relacionamento com Deus.
Alguns podem achar desnecessário esse meu post. Mas minha mãe sempre fala " QUEM TEM SUA BOCA DIZ O QUE QUER, E QUEM TEM SEU OUVIDO ESCUTA O QUE QUER E O QUE NÃO QUER."

Soli  Deo  Gloria 
JuhRezende*

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Sobre o Amor ~



O Amor ... 
Ô bixinho complicado ~


Durante muitos anos o amor foi objeto de pesquisa e de dúvidas para muitos pesquisadores, filósofos, teólogos, psicanalistas e afins. Alguns viveram uma busca frenética sobre o real significado e o real sentido do amor, uns chegaram à alguma conclusão e certamente outros não conseguiram. Porém ainda hoje pessoas tentam descobrir de onde vem e o porque as pessoas se importam tanto com ele. 

A Filosofia alega que o amor jamais será o objeto, e sim uma busca. O amor se relaciona à vida, formas de pensar valores além das aparências.

Segundo Platão, o amor é a busca da beleza, da elevação em todos os níveis, o que não exclui a dimensão do corpo, ou seja, o que Platão quer dizer é  simplesmente que o amor é a busca da alma pelo conhecimento e pelo lado espiritual da vida relacionada a uma lembrança.


Para Descartes o amor é uma emoção da alma produzida pelo movimento dos espíritos vitais que a incita a unir-se voluntariamente aos objetos que lhe parecem convenientes.

Santo Agostinho afirma que amar a Deus significa amar o amor, mas ninguém pode amar o amor, se não se ama quem ama. Não é amor o que não ama ninguém. O homem não pode por isso amar a Deus, que é Amor, se não ama o outro homem. O amor fraterno (intelectual) entre os homens não só deriva de Deus, mas é o próprio Deus, é a revelação de Deus em um de seus aspectos essenciais à consciência dos homens.

Já para Freud o amor é a especificação e a sublimação de uma força instintiva originária que é a LIBIDO. A libido não é um impulso sexual específico (dirigido para o indivíduo do outro sexo), mas simplesmente a tendência à produção e à reprodução de SENSAÇÕES VOLUPTUOSAS relativas as chamadas zonas erógenas, tendência que  se manifesta desde os primeiros instantes da vida humana. 

Na Bíblia em I Coríntios 13:4-7, nos apresenta o amor. Ela fala que: "O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."

No Grego Antigo havia três palavras que significavam o amor são eles, o "Eros", "Philos" e "Ágape", cada uma era usada para um determinado tipo de amor que estavam se referindo.

O Eros se referia ao amor sexual este como sabemos deve existir dentro do casamento. O Philos significava o amor que existia entre pais e filhos, e entre irmãos, o chamado amor fraternal, é aquele amor baseado nas emoções. Já o Ágape é um termo amplamente usado pela cristandade, que representa o amor de caridade. É o tipo de amor que é dado sem precisar receber algo em troca. No ágape não se ama por que se é alegre, se é alegre por que se ama. É o amor, ao contrário do Eros, que sobra, que transborda. É um amor desinteressado. É o amor baseado na fé.

Diante de todos estes tipos e significados sobre o que é o amor, o mais nobre para mim é o AMOR ÁGAPE, pois é amor que se dá e se sacrifica pelo mais alto bem da outra pessoa, é um amor sublime, de modo que é um amor prático e completamente abnegado. Um amor que busca o melhor para aquele que ama. Como está escrito em João 3:16 "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."

Por mais que nós busquemos uma explicação ou uma definição a altura do que é o amor, jamais conseguiremos com exatidão, pois o amor de nosso Deus é um amor puro e indefinível. Mas é real e se faz presente em nós.

Soli Deo Gloria
JuhRezende*

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Quem não Ama a Solidão, não Ama a Liberdade ~




Quem não Ama a Solidão, não Ama a Liberdade

Nenhum caminho é mais errado para a felicidade do que a vida no grande mundo, às fartas e em festanças (high life), pois, quando tentamos transformar a nossa miserável existência numa sucessão de alegrias, gozos e prazeres, não conseguimos evitar a desilusão; muito menos o seu acompanhamento obrigatório, que são as mentiras recíprocas. 
Assim como o nosso corpo está envolto em vestes, o nosso espírito está revestido de mentiras. Os nossos dizeres, as nossas ações  todo o nosso ser é mentiroso, e só por meio desse invólucro pode-se, por vezes, adivinhar a nossa verdadeira mentalidade, assim como pelas vestes se adivinha a figura do corpo. 

Antes de mais nada, toda a sociedade exige necessariamente uma acomodação mútua e uma temperatura; por conseguinte, quanto mais numerosa, tanto mais enfadonha será. Cada um só pode ser ele mesmo, inteiramente, apenas pelo tempo em que estiver sozinho. Quem, portanto, não ama a solidão, também não ama a liberdade: apenas quando se está só é que se está livre.
A coerção é a companheira inseparável de toda a sociedade, que ainda exige sacrifícios tão mais difíceis quanto mais significativa for a própria individualidade. Dessa forma, cada um fugirá, suportará ou amará a solidão na proporção exata do valor da sua personalidade. Pois, na solidão, o indivíduo mesquinho sente toda a sua mesquinhez, o grande espírito, toda a sua grandeza; numa palavra: cada um sente o que é. 

Ademais, quanto mais elevada for a posição de uma pessoa na escala hierárquica da natureza, tanto mais solitária será, essencial e inevitavelmente. Assim, é um benefício para ela se à solidão física corresponder a intelectual. Caso contrário, a vizinhança frequente de seres heterogêneos causa um efeito incomodo e até mesmo adverso sobre ela, ao roubar-lhe seu «eu» sem nada lhe oferecer em troca. Além disso, enquanto a natureza estabeleceu entre os homens a mais ampla diversidade nos domínios moral e intelectual, a sociedade, não tomando conhecimento disso, iguala todos os seres ou, antes, coloca no lugar da diversidade as diferenças e degraus artificiais de classe e posição, com frequência diametralmente opostos à escala hierárquica da natureza. 
Nesse arranjo, aqueles que a natureza situou em baixo encontram-se em ótima situação; os poucos, entretanto, que ela colocou em cima, saem em desvantagem. Como consequência, estes costumam esquivar-se da sociedade, na qual, ao tornar-se numerosa, a vulgaridade domina. 

Arthur Schopenhauer, in 'Aforismos para a Sabedoria de Vida'

Reflexão ~




Só o Presente é Verdadeiro e Real


     Um ponto importante da sabedoria de vida consiste na proporção correcta com a qual dedicamos a nossa atenção em parte ao presente, em parte ao futuro, para que um não estrague o outro. Muitos vivem em demasia no presente: são os levianos; outros vivem em demasia no futuro: são os medrosos e os preocupados. É raro alguém manter com exactidão a justa medida. Aqueles que, por intermédio de esforços e esperanças, vivem apenas no futuro e olham sempre para a frente, indo impacientes ao encontro das coisas que hão-de vir, como se estas fossem portadoras da felicidade verdadeira, deixando entrementes de observar e desfrutar o presente, são, apesar dos seus ares petualentes, comparáveis àqueles asnos da Itália, cujos passos são apressados por um feixe de feno que, preso por um bastão, pende diante da sua cabeça. Desse modo, os asnos vêem sempre o feixe de feno bem próximo, diante de si, e esperam sempre alcançá-lo.Tais indivíduos enganam-se a si mesmos em relação a toda a sua existência, na medida em que vivem ad interim [interinamente], até morrer. Portanto, em vez de estarmos sempre e exclusivamente ocupados com planos e cuidados para o futuro, ou de nos entregarmos à nostalgia do passado, nunca nos deveríamos esquecer de que só o presente é real e certo; o futuro, ao contrário, apresenta-se quase sempre diverso daquilo que pensávamos. O passado também era diferente, de modo que, no todo, ambos têm menor importância do que parecem. Pois a distãncia, que diminui os objectos para o olho, engandece-os para o pensamento. Só o presente é verdadeiro e real; ele é o tempo realmente preenchido e é nele que repousa exclusivamente a nossa existência. Dessa forma, deveríamos sempre dedicar-lhe uma acolhida jovial e fruir com consciência cada hora suportável e livre de contrariedades ou dores, ou seja, não a turvar com feições carrancudas acerca de esperanças malogradas no passado ou com ansiedades pelo futuro. Pois é inteiramente insensato repelir uma boa hora presente, ou estragá-la de propósito, por conta de desgostos do passado ou ansiedades em relação ao porvir. 
Arthur Schopenhauer

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Feliz 2013 ~




Feliz Ano Novo 



Quero expressar a minha gratidão primeiramente ao Senhor Jesus por mais um ano, um 2012 cheio de surpresas, por todas as dificuldades, todos os problemas que pude enfrentar e resolver, por todos momentos felizes, por tudo e pela certeza que Ele se fez presente em todos momentos, tanto os bons e  os não tão bons. Obrigada Senhor por me conceder mais um ano, te peço sabedoria para conseguir fazer coisas melhores, e que durante todo este ano de 2013 eu possa te honrar e que o teu nome seja glorificado através da minha vida, espero um ano melhor em nome de Jesus e que tudo seja diferente. 

E quero também agradecer a todos que fizeram parte da minha vida e que contribuíram para o que eu sou hoje, familiares, amigos, conhecidos, colegas, seguidores do twitter e até os que não gostam de mim  ( kkkkk) enfim a todos um muito obrigada, que o Senhor Jesus esteja estendendo a sua mão e derramando da sua graça sobre nós.


Vivaaaaaaaaaaaa, o Ano Novo chegou ....


E que nesse novo ano, 2013 ...

"Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.
Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.
Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações.
Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai. "
{Colossenses 3:14-17}



Soli Deo Gloria
JuhRezende*